Sistema de orçamento em WordPress #introdução

9 de outubro de 2017 10

Já precisou de um sistema de orçamento prático e fácil? Agora vou mostrar o passo a passo de como transformar seu site WordPress em um verdadeiro catálogo para que seus clientes peçam orçamento como se fosse uma loja virtual. Vamos lá…

Introdução

Há algum tempo precisei fazer um projeto em que necessitava de uma forma simples e eficiente de receber orçamentos. Ao final do projeto a equipe pôde perceber que a ideia implementada poderia ser usada em muitos outros projetos, e com grande sucesso. Veja alguns projetos que usam o sistema para orçamento: Treliforro, Plastifanelli, Arco-ires Brinquedos, PróSportes e Space Luz Brindes.

Vamos imaginar a seguinte situação:

Temos uma empresa que vende produtos elétricos personalizados e por encomenda, e precisamos criar um site que exponha esses produtos de forma clara e dê aos visitantes do site a possibilidade de escolher os produtos para que seja feito um orçamento personalizado. A empresa precisa criar um orçamento com base nas informações enviadas pelo visitante através do site. Esse é o projeto que vamos criar.

Espero que você tire muito proveito desse tutorial e se tiver qualquer dúvida, por favor, deixe aqui nos comentários.

Vamos colocar a mão na massa

Para começar precisamos de um ambiente de hospedagem já configurado com o WordPress instalado e atualizado com a versão mais recente. Se preferir, pode usar um ambiente local com o WampServer ou Xampp. Precisaremos instalar 2 plugins essenciais para o projeto:

Custom Post Type UI. Esse plugin tem como objetivo criar tipos de posts (post_type) personalizados. Para entendermos bem como ele funciona, pense nas ‘páginas‘ e nos ‘posts’ lá no painel do WP. Ambos são considerados ‘post_type‘, porém, com propósitos e o características diferentes. Esse plugin nos ajudará a criar um terceiro tipo de post (post_type) que chamaremos de ‘produtos’.

Advanced Custom Fields. Esse incrível plugin é muito útil para qualquer tipo de projeto. Com ele podemos criar campos personalizados para os produtos que iremos exibir. Mas o que é um campo personalizado? Quando criamos um post ou uma página através do painel preenchemos alguns campos como título, imagem destacada e conteúdo, esses são campos personalizados.

Agora imagine que tenha um produto elétrico que precisa ser especificado a voltagem. Nesse caso, podemos criar um campo personalizado chamado ‘voltagem’ em que podemos escolher um dos valores  (110v ou 220v). Isso seria um novo campo personalizado. Quando tivermos usando ele você vai entender melhor…

Até aqui você já sabe o que vai aprender e o que vai precisar. E para não deixar esse tutorial muito longo vamos dividi-lo em partes. Na próxima parte vamos fazer as primeiras configurações dos plugins e definir quais os campos iremos precisar.

Se tiver alguma sugestão ou dúvida é só deixar aí nos comentários. Beleza?

COMPARTILHE



Autor: Naldo

Desenvolver autodidata, curioso e teimoso. Apaixonado por tecnologia e soluções inteligentes.



10 Comentários



O que você achou? Deixe seu comentário.